terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Notícias

Oi pessoal, tudo bem?
Me desculpem porque eu não postei ontem. É que eu estava esperando passar a chuva para fotografar minhas formigas, mas quando parou de chover já era tarde. Vou tentar recuperar o tempo perdido. Eu tenho muitas notícias: boas :-D e ruins :'-( . Se eu começasse pelas boas, depois as ruins nos deixariam desanimados; por isso começarei pelas ruins para que as boas, que virão depois, superem-nas - ou ao menos tentem superar.
Ok, vou organizar em tópicos, pois fica mais organizado e de fácil compreensão. As notícias más, ficariam ainda piores se houvessem imagens, por isso elas só estarão presentes nas notícias positivas. RUINS:

  • A primeira má notícia, particularmente na minha visão, é a pior. No dia dezoito de dezembro desse ano, encontrei Ana Júlia I (Atta sp.) de pernas pra cima se contorcendo em seu pote. A possível causa desse evento foi que seu algodão estava seco. Então rapidamente umedeci seu algodão e coloquei ela em cima. Desde então, mesmo viva, não saia do lugar. Preocupado, no dia vinte, coloquei ela no chão. Para minha infelicidade, ela só estava mexendo vagarosamente as paras da frente. No dia seguinte, amanheceu morta. Mesmo não estando fecundada, ela foi minha primeira formiga, além disso era linda, por isso, senti muito por sua morte.
  • A segunda trata-se de outra morte. Dessa vez, Eusébia I (Odontomachus bauri). Desconheço qualquer motivo evidente.
  • E finalmente, a última. De certa forma trata-se de várias mortes, mas não tão dolorosas. Eusébia I, Acromyrmex sp., outra vez botou ovos. Desta vez, nem esperou que virassem larvas para come-los
Agora...às BOAS NOVAS!!



  • A primeira novidade não é TÃÃO incrível assim, mas já é alguma coisa. A menos que tenha algum problema de memória ou não tenha lido o post desde o começo, você deve se lembrar que eu falei que Amélia I (Acromyrmex sp.) comeu seus ovos. Então...nas imagens não dá pra ver, mas sobrou um! Há uma grande chance dela come-lo também, mas mesmo que mínima, ainda existe certa possibilidade que esse ovo gere uma operária. 
Clique na imagem para ampliar



  • A segunda novidade é "melhorzinha". Eu suspeito que a rainha desconhecida seja uma Pachycondyla sp. Inclusive, capturei outra, mas acho que é só uma operária. É do mesmo tamanho da rainha (0,8mm). Não sei se é impressão minha...achei o tórax dela meio fino pra ser rainha.
 Clique na imagem para ampliar


  • Terceira e, por enquanto (porque terminarei de contar outras três amanhã), última boa notícia. Minha bela Ectatomma sp., botou maravilhosos ovos pretos pretos - ela é muito cuidadosa ^_^
Clique na imagem para ampliar

COMENTEM... SEU COMENTÁRIO É CRUCIAL PARA O AVANÇO DO BLOG!
E NÃO PERCAM...AMANHÃ VAMOS DAR UM ZOOM NOS OVOS DA Ectatomma sp.
E APRESENTAR OUTRAS TRÊS NOVIDADES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário