domingo, 28 de dezembro de 2014

Micro-resumo mirmecológico

A técnica de mirmecolismo pode ser utilizada, por exemplo, em laboratórios ou zoológicos. Pode parecer muito complexa e monótona, mas não é. Às vezes vê-se grandes aquários estreito cheios de câmaras com um sistema complexo de aquecimento, umidade e ventilação, cheios de um emaranhado de canos e uma com áreas de forrageamento sendo réplicas perfeitas de pequenas florestas.
Em outra hipótese, pensa-se que seja criancice criar pragas inúteis e asquerosas, que trazem doenças picadas doloridas, e prejuízos.
Há outras suposições cabeludas, todavia mesmo que algumas sejam em alguns aspectos verídicos, eu particularmente prefiro uma explicação mais simples e lógica, se assim posso dizer. Na realidade, o que me fascina em seres tão pequeninos é sua complexidade. Se forem se aprofundar um pouco mais pesquisando as formigas, verão como esses insetos sociais tem uma sociedade tão organizada, tão...incrível. Organismos tão simples, capazes de formar colônias tão estruturadas.

O que as formigas precisam? Se eu estivesse em um pote, além de comida, do que precisaria? Bom...primeiramente de água para me manter hidratado; também precisaria respirar, de alguma forma deveria circular ar naquele pote; e talvez até um celular para mexer nas horas vagas, e algumas outras coisas. Tirando a parte do celular e das outras coisas, o que as formigas precisam é de umidade e ventilação.

Resumindo, vamos à receita de como criar formigas:

  • Arranje um pote/tubo transparente;
  • coloque uma formiga rainha lá dentro;
  • certifique-se de que tem ventilação (pode ser furinhos na tampa um pano ou algodão tampando a saída...
  • e também coloque um algodão úmido para garantir a umidade (não precisa necessariamente usar essa técnica, seja criativo!).
Depois ela vai arrancar as asas e por ovos (se correr tudo bem). Os ovos vão virar larvas, que vão virar pupas, que darão origem às primeiras filhas. Esse processo se repetirá, e você terá que transferir todo mundo para um formigário decente. Aqui tem um bem legal!

COMENTEM E SUGIRAM NOVOS POSTS!

6 comentários:

  1. ótimo blog, também estou começando agora, uma das minhas rainhas foram capturadas há +/- 20 dias todas tem ovos (cada uma tem uns 5 ou 6), quem quiser entrar em contato comigo só mandar email.
    kaue.kato@gmail.com.
    abraços;
    kaue kato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kaue...

      Estou te enviando uma mensagem por email sobre suas rainhas.

      nicolasfak@gmail.com

      caso nao chegue, entre em contato por favor.

      abraço.

      Nícolas

      Excluir
    2. Obrigado Kaue,
      Boa sorte com as rainhas!
      Logo entrarei em contato

      Abraços,
      Hobbyson

      Excluir
  2. capturei uma rainha atta ja sem as asa (sauva) no dia 12 de dezembro, ate hoje ela so começou a fazer o fungo, mas nao vi ovo nenhum, tenho que fazer alguma coisa pra incentivar ela a produzir ovos?
    tem como saber se ela esta fecundada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja vi q attas podem faser um cone com o fungo e botar os ovos dentro, quando você a capturou ela estava com asa? pq a minha maior rainha a capturei sem asa e no dia seguinte ja tinha 2 ovos

      Excluir
    2. George,

      A minha rainha Atta foi capturada sem asas e mesmo assim não estava fecundada. De qualquer modo, se ela estiver sem asas, ou tenha arrancado as asas depois que você capturou já é bom sinal. Algumas botam ovos sem asas mesmo.
      Já ouvi falar que é com colocar alguns milímetros de terra no pote das saúvas.
      E alguns mirmecolistas colocam duas Attas juntas para incentivá-las a botar ovos...não é nada comprovado e também pode ser perigoso (não aconselho).
      Algumas rainhas fecundadas, não toda, ficam algum tempo olhando para o abdome (parecendo que estão sentadas), caso isso aconteça e ela ainda não botou ovos nem dentro do fungo, transfira-a para um recipiente com bastante umidade, ventilação, protegido da luz - talvez ela não esteja se sentindo à vontade no recipiente atual.
      Espere uns dois meses, então se ela ainda não tiver botado ovo, é porque não está fecundada. Nesse caso, espere para capturar outra e doar parte do fungo para agilizar o processo. Deixe que ela cultive-o, assim sempre terá fungo para doar para as cortadeiras que capturar.

      Abraços,
      Hobbyson

      Excluir