sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Armadilha para rainhas

A ideia inicial foi do Melk, do blog O Formigueiro, enquanto o primeiro tutorial foi escrito pelo Bruno do Adoro Formigas. Porém, nessa postagem, eu vou explicar um pouco mais sobre essa armadilha.
Quando observamos o tutorial podem surgir algumas dúvidas, como: "Como uma coisa tão simples pode atrair rainhas?", "Onde colocar?", "É necessário alguma isca?", "Que tipo de isca colocar?". Essas dúvidas serão respondidas ao longo do post de hoje...

1. Tutorial

Materiais

  • Um recipiente de plástico (pode ser encontrado em lojas de R$1,99 ou nos potinhos de iogurte com bolinhas xD);
  • Caixa de CD;
  • Cola quente.
Modo de preparo

  • Misture tudo e mecha bem Retire uma das partes transparentes da caixa de CD;
  • Corte uma "portinha" no recipiente plástico;
  • Cole o recipiente na parte transparente retirada da caixa do CD (antes de colar, coloque um algodão úmido e talvez até uma *ISCA* dentro do potinho); 
2. A *Isca*

Primeiramente, você deve saber qual espécie você quer coletar, pesquisar seu hábitos alimentares. Ou uma opção pode ser colocar um alimento que qualquer formiga goste. Pode ser água com mel ou açúcar ou até grãos de arroz. Porém nada em excesso, sobras podem atrair parasitas e outros animais indesejados.
É importante ressaltar que a isca é OPCIONAL.

3. Localização

A armadilha deve estar em um lugar ESCURO, em um ponto estratégico. Por exemplo, se toda a noite você vê uma trilha do tipo de formigas que te interessam, a armadilha pode ser colocada no meio do caminho que elas geralmente fazem (porém antes da trilha se formar).
Lembre-se: para que seja atrativo para a rainha, deve ficar embaixo de um jornal (ou qualquer outra coisa), de modo que fique escuro (sem que obstrua o acesso à armadilha).

4. Tempo

Essa armadilha exige paciência. Deixe até pouco depois da época da grande revoada. "Abandone", deixe em algum lugar e esqueça que você fez aquela armadilha e quando você menos esperar...

5. O Funcionamento

A armadilha funciona basicamente assim:

  1. Com comida: as formigas vão se alimentar e saem. As princesas fecundadas também não resistem. Elas, chegando lá, vêem "algo a mais" naquele lugar...um ninho em potencial. Umidade, e escuridão é tudo o que ela e seus "bebês" precisam...e ainda vêm com lanchinho! 
  2. Sem comida: a única diferença é que só a rainha vai se interessar por aquele lugar. À procura de um ninho seguro vai encontrar aquela casinha, botará ovinhos e viverão felizes para sempre! e formar sua colônia.

Ah! Depois que as rainhas tiverem "mordido a isca", feche a portinha com algodão seco.

Vai ficar mais ou menos assim:


COMENTEM...SEU COMENTÁRIO É INDISPENSÁVEL!

Um comentário:

  1. fiz usando o recipiente de plástico com um copo descartável hehe agora só esperar!! *v*

    ResponderExcluir