quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

As larvas e o ovo preferido de Amélia I, a Acromyrmex sp.

Amélia I, foi apresentada pela primeira vez neste post , e era a única que estava com um desenvolvimento mais aceitável. Já capturei ela sem asas e é possível observar larvas. Notei que tem um único bolinho de larvas que ela quase nunca se aproxima e um único ovo no canto. Esse ovo separado é também o que recebe todos os cuidados da mãe. Interessante, não?
O bolinho de larvas indicado por uma seta

Amélia tentando se esconder da luz, e outra seta indicando as larvas e o ovo separado

As larvas de forma mais nítida e o ovinho escolhido

Lamentavelmente, se Amélia I for realmente uma cortadeira, o fungo não foi regurgitado. Não tem ninguém para emprestá-la, pois Ofélia, sua irmã estressada, não tem fungo, nem Ana Júlia, a Atta sp.

COMENTEM...PORQUE SERÁ QUE SOMENTE UM OVO, QUE FOI SEPARADO, RECEBE ATENÇÃO, E AS LARVAR NUNCA RECEBERAM (NEM QUANDO ERAM OVOS)?

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Cara o mais importante nesse processo é ela começar a criar o fungo, isso resolveria o problema com os ovos e com a quantidade deles, coloque urgente uma petá-la de flor dentro dos potinhos delas, não precisa ser uma petá-la inteira, pode ser um pedaço um pouco maior que elas por exemplo. Uma dica? Peta-las de rosas, elas adoram. Se quiser mais dicas só me mandar um e-mail nesse indereço : leonardovonatz@hotmail.com
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, Leonardo, obrigado. Já mandei o e-mail :-)
      Abraços,
      Hobbyson

      Excluir
  3. Deixe sempre pétalas frescas, substituindo diariamente os pedaços que ela não picou. Caso a formiga venha a morrer não desista. Estudos científicos mostraram a taxa de mortalidade é muito alta, justamente nessa fase em que a rainha gasta toda sua energia acumulada no tórax para o sustento dela e alimentação das primeiras larvas. O interessante seria você conseguir várias rainhas, pois inevitavelmente algumas irão morrer. Mesmo assim vale a pena porque a criação de formigas-cortadeiras Atta e Acromyrmex é muito gratificante, porque são formigas de tamanho relativamente grande e permitem um melhor acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento da colônia. Indico você ler no blog FormigasBrasil.com o post "Formigas-Cortadeiras".
    Um abraço e boa sorte.

    Márcio Dias
    FormigasBrasil.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio,
      eu deixo elas por uma semana em repouso e no escuro e no domingo eu volto a atormentá-las para molhar o algodão, observar e tirar fotos. Se eu trocasse as pétalas todo dia eu não estaria deixando-a estressada de mais? Por outro lado isso é para o bem da colônia...mas tenho medo de que ela, estressada, passe a comer ovos, larvas ou pupas.
      Realmente. Aprecio muito as cortadeiras. Ok, vou olhar a seção das cortadeiras no seu blog.
      Abraços,
      Hobbyson

      Excluir