quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Atualização das rainhas

Já faz algum desde que apresentei as rainhas, e como quero manter vocês sempre atualizados sobre minhas formigas, vou falar a situação atual delas.
Começarei falando da minha Atta sp., Ana Júlia I (09/11/2014). Foi a minha primeira rainha e foi capturada sem as asas. Que eu saiba, nunca botou ovos e talvez não esteja fecundada. Nem sempre uma rainha SEM asas está fecundada :-/
Eu peguei ela na época de revoada porque achei bonita - nem sabia que existia mirmecolismo. Sempre achei interessante insetos diferentes, por isso ia esperá-la morrer para conservá-la em um pote com alcool.
Ela estava em um potinho minúsculo junto com outros insetos mortos.
Fui pesquisar sobre ela e descobri o mirmecolismo. Então coloquei em um pote de terra, mas ficava impaciente e trocava ela de pote. Cheguei a cavar um buraco no pote de terra e colocar ela dentro. Até que, sem noção, tirei ela com uma pinça do pote e coloquei ela em outro sem terra - penso que o fungo deve ter ficado no outro pote :-( .

Esse algodão amarelado é normal? É só sujeira?
Agora vou falar da Anthenas I(Camponotus festinatus). Provavelmente não está fecundada, pois ainda não arrancou as asas. Estou planejando soltá-la. Se tiverem alguma sugestão, postem nos comentários.

Também tenho duas Acromyrmex. Creio que as duas estejam fecundadas. Vou falar primeiro da que eu tenho mais certeza. Amélia I, chegou a ter larvas. Um certo dia, levei ela pra fora para tirar fotos...ela se estressou de mais e comer larvas e ovos. Ultimamente observei um suposto fungo:
Fundo no lado superior esquerdo do algodão maior. Atrás de Amélia I.

Fungo do lado esquerdo de Amélia I, perto do canto do algodão.

Fungo no canto do algodão, lado esquerdo de Amélia.

Ela estava meio agitada por causa da luz. Penso que é um fungo porque ela frequentemente cheira ele. Estranho é que ela criou sem nenhuma pétala ou folha. Já tentei dar pétalas e elas rejeitam todas :'-(.
Mas vou continuar tentando...Se alguém souber identificar se isso é realmente um fungo eu agradeço.

A Ofélia I(Acromyrmex sp.), só arrancou as asas. Não cortou a pétala que ofereci, mas não sai de cima dela.

Tem também a minha primeira rainha carnívora. A Eusébia I(Odontomachus sp.), arrancou as asas e vive se escondendo embaixo do 1cm de terra de seu pote. Ela é muito pequena e excessivamente tímida e medrosa. Quase nunca abre as mandíbulas em 180º e também nunca vi ela pular. Ela arrancou as asas e chegou a ter larvas ou ovos. Mas depois sumiram...acho que comeu também.

Ela ao lado de várias larvas ou ovos, sei lá. Aquela separada mais amarelada é só uma mancha. O bolinho verdadeiro é o da esquerda.

E a última que eu peguei, uma Ectatomma (possível E. permagnum). Ela está bem, mas rejeita qualquer alimento. Veio já sem asas, mas ainda não botou ovos. Fazem três dias que capturei ela. Ela não sai de cima do algodão e é muito desconfiada e lenta - deve ser porque não tem metade da antena. Acabou a bateria da minha câmera e não pude tirar mais fotos dela... Se quiser ver as antigas mesmo, clique aqui...

PESSOAL, OS TRECHOS DESTACADO EM VERMELHO COM LETRAS BRANCAS SÃO OS QUE PRECISAM SER EXPLICADOS, CONFIRMADOS OU RESPONDIDOS NOS COMENTÁRIOS:


  1. É normal aquele algodão amarelado da Atta sp.? É só sujeira?
  2. Aquilo no pote a Acromyrmex é realmente um fungo?
  3. Porque a Acromyrmex sp., mesmo não cortando a pétala de Begônia, não sai de cima dela(é uma pétala maior que a formiga)?
  4. Olhando as fotos do post sobre a Ectatomma, vocês podem dizer se ela é mesmo uma E. permagnum?

 ...e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário